21 - 3 regras para aumentar sua produtividade

Hello!

Meu nome é Cosme Faé, sou minimalista influencer, indie maker e designer futurista.

Toda sexta-feira às 11:00 da manhã um novo episódio é publicado “automagicamente” aqui no Hello Faé Cast.

Você já acessou o hellofae.com? Sabia que lá eu deixo disponível transcrição de todos os episódios? Se você quiser ter a experiência de ler ao invés de ouvir, é só correr lá. Tem até como fazer comentários em cada episódio também.

Muito em breve, o hellofae.com terá um espaço no blog com um conteúdo mais dedicado sobre minimalismo e produtividade. Além do meu curso, playlists especiais que eu ouço, livros que recomendo e outras coisas legais. Tá bonito pra caramba também, e pronto pra você acessar.

Gostou? Depois me manda uma mensagem no privado dizendo o que está achando e o que espera por lá, no hellofae.com?

Antes de começar oficialmente o papo: você já percebeu o quanto amo estudar e compartilhar sobre isso tudo que falo aqui no Hello Faé Cast. Queria muito o seu apoio para divulgar os episódios. De verdade mesmo. Pode ser esse aqui ou algum episódio que você guarda pra vida.

Se algum deles mudou sua forma de pensar ou agir, me dá essa força e compartilha por aí? Dá um trabalhão ler os livros, artigos, estruturar tudo isso, gravar e editar. Você não faz ideia! Eu sou muito criterioso com a qualidade do podcast.

Como o Instagram é uma rede social incrível para alcançar mais pessoas, você pode focar em compartilhar nos stories que eu reposto no meu perfil MUITO feliz. Quer arrancar um sorriso do meu rosto é alguém compartilhando algum episódio no Instagram.

Hoje eu separei aqui 3 regras de ouro que vão fazer você aumentar muito a sua produtividade. Ao menos, funcionou muito bem comigo ao longo de muitos anos. Fiquem à vontade para explorar essas regras e adaptar o que faz sentido para o seu dia a dia.

Estamos na metade do ano e essa semana eu botei a mão na consciência e lembrei: como será que está minha checklist das metas do ano? Será que eu consegui dar check em alguns itens prometidos?

E você? Já olhou suas metas deste ano para ver se as coisas estão rolando como esperado?

Fui lá resgatar e surpreendentemente... Rufem os tambores:

Dos 6 itens, eu só marquei 1 (risos). Para ser sincero, sem querer passar pano quente em alguma falta de foco minha, aconteceram boas mudanças ao longo deste primeiro semestre que escolhi priorizar. Poderia ter dado check em mais alguns itens, mas olhando aqui, tem grandes chances de chegar até o final do ano com tudo dentro do “planejado”.

As duas priorizações que fiz são bons investimentos em educação e carreira. Estou satisfeito com elas.

Eu faço esse checklist toda virada de ano e coloco alguns prazos para cada uma. Muita coisa acontece em um curto espaço de tempo. Muitos projetos, convites, oportunidades, falhas, problemas e derrotas aparecem sem planejamento algum.

O que me faz a cada ano ser bem flexível com essa checklist sendo o mais realista e objetivo possível. Teve ano que eu colocava metas irreais e uma quantidade de itens que eu não dava conta de atender. Repito de novo, só vai gerar frustração de não ter chegado nem perto do que "prometeu" se a gente fizer uma lista surreal.

Só que pra gente conquistar nossos objetivos do ano precisamos de um dia de cada vez. E o que você faz pra ter um dia saudável e produtivo no que precisa ser feito?

Uso algumas regras há anos e quero apresentar 3 pra você:

Vamos começar com a regra número 1:

#1 Construa um ambiente.

Sabe aquela sensação de que esqueceu algo pendente? Uma máquina de lavar que começou a centrifugar. Uma fome repentina no meio do fluxo de trabalho. Ou até mesmo bateu aquela sede no meio de algo importante.

Essa primeira regra é basicamente você construir o ambiente quase perfeito para ter poucas surpresas. Eu, por exemplo, para fazer o roteiro do Hello Faé Cast, preciso de:

  • Uma música lo-fi beat em um volume ok;

  • Uma xícara de chá ou café;

  • Luz baixa num tom agradável, porque isso geralmente acontece à noite;

  • Relógio, celular e computador em modo não perturbe por longas horas;

  • Minha garrafa d'água próxima à mim;

  • O meu app Notion em tela cheia no computador para poder digitar;

  • O editor de áudio GarageBand já aberto;

  • A aba no navegador apenas com o essencial para agendar a publicação ou consultar informações;

  • Roupas confortáveis.

Pode ser que eu tenha esquecido de algum detalhe. Mas o essencial é esse lindo checklist acima. Obviamente, eu faço isso já no automático antes de começar. Um ou outro eu esqueço e acabo fazendo no meio. Tudo pra seguir em diante, sem esbarrar com imprevistos. Construir essa vibe para atingir seu estado pleno de produtividade é uma sensação maravilhosa.

A segunda regra que eu uso é:

#2 Não se deixe distrair.

Poucos meses atrás, estava lendo um fórum de discussão no Reddit e um membro resumiu lindamente como ser produtivo: não se deixe distrair.

Por mais simples que seja essa frase eu mesmo percebi que fazia isso direto. No meio do meu trabalho, eu consultava rapidinho o celular pra ver alguma notificação no Telegram, Slack ou WhatsApp. Isso me distraía muito.

Por menor a frequência que você faça isso, acaba entrando no modo de "mudança de contexto". Quando você muda de um contexto para outro, mesmo sendo sobre uma mesma atividade (se for outra é pior ainda), você demora bons longos minutos para conseguir entrar nos trilhos que estava.

Ficar disponível a todo instante, a qualquer notificação que aparece, só é você se sabotando e se deixando distrair.

Vamos com a última, mas não menos importante:

#3 Recompense.

Geralmente eu fico imerso por longos 45 minutos sem interrupção e dou pequenas pausas em seguida. Esse número de 45 minutos não é cabalístico, existem pesquisas que mostram que só conseguimos ficar em estado pleno de atenção por 45 minutos seguidos.

No final de alguns ciclos de 45 minutos, quando eu concluo uma série de tarefas, eu me dou ao luxo de me recompensar:

  • Assistindo um vídeo engraçado;

  • Lendo algo importante ou interessante que recebi;

  • Entrando em alguns blogs que gosto de acompanhar;

  • Ouvindo pedaço de um podcast que sigo (é aqui que você pode ouvir o Hello Faé Cast);

  • Ou até mesmo alguns minutos de algum curso que eu esteja fazendo;

São regras que recomendo seguir e que me ajudaram a conquistar muitas coisas legais. Sempre repito que somos preguiçosos em potencial. Para conseguir ser produtivo em algo, por mais chato que seja uma tarefa, está valendo até música alta na sua playlist favorita para ir com tudo.

Já dizia o cantor Charlie Brown Jr.: "Às vezes eu faço o que quero, às vezes eu faço o que tenho que fazer".

Obrigado por ouvir.

Se esse episódio te ajudou em algo, compartilha ele pelo mundão da internet?

Te vejo no próximo episódio, beleza?

Me segue lá no Instagram também, hein. Fui!

Anterior
Anterior

22 - Eu tenho um super poder como profissional

Próximo
Próximo

20 - Bitcoin e minimalismo